Processo: Vendas

Nome do Processo: Entrada de devolução


Acesso

Vendas\Movimentações\Devoluções de Vendas


Motivação

No processo de entrada por devolução, muitas vezes o usuário recebe o produto incorreto, como o programacarrega automaticamente os itens devolvidos, o risco de operacionalmente dar entrada no produto incorreto égrande. Para eliminar este risco, foi criado um recurso no evento de devolução de venda, onde o usuário informará ousuário e a CHAVE NF-e Referência, carregando automaticamente os dados da nota. E, no campo código de barras, odeverá bipar o código de barras do produto para lança-lo no grid.

O sitema fará a validação dos itens lançados na devolução para não permitir que seja dada entrada de itens que nãoconstem na nota referência. Serão validados o código, cor, tamanho, estampa, lote, quantidade e também se o iteminformado já foi devolvido em outra nota fiscal.


Atenção! Este recurso deve ser usado somente nos casos de devolução total da nota fiscal. Para devolução parcial danota, utilize o processo convencional.


Parâmetros

Em Utilitários\Administrador\Eventos, na guia Acessos:

  •  Ligar os flags Código de Barras e Solicita Bipagem de Produtos Nota Ref
  •  No campo Movimentação Entrada/Saida, selecione a opção Por produto


Entradas

Em Movimentações\Vendas, selecione o evento de recebimento de devolução de vendas. Preencha o campo clientee, no grid de produtos, na coluna Nota Ref. localize e selecione a nota que contem os produtos que estão sendodevolvidos pelo cliente. A seguir, inicie a leitura dos códigos de barras dos produtos.Após lançar todos os itens da nota, preencha os demais campos e efetive.



Validações e Saídas

Ao ler um código de barras de um produto que não esteja na nota referência, o sistema identifica a divergência eemite uma mensagem de alerta.



Ao lançar na devolução quantidade maior que a faturada na nota, também será validado e emitida mensagem de alerta.



Se o usuário tentar efetivar a movimentação sem lançar todos os itens da nota referência, o sistema emitirá umamensagem de alerta informando que o item está com quantidade zero na movimentação.



Estas são algumas das validações feitas pelo recurso. Dependendo dos lançamentos feitos pelo usuário, o sistema poderá emitir outras mensagens.