Parâmetros Em Produtos e Serviços\Cadastros\Assistente de Criação, definir: Tipos de variação Classificação de tipos de variação Em Produtos e Serviços\Produtos, cadastrar: Ter o produto base cadastrado no sistema. No cadastro dos produtos que serão usados para compor os produtos por template, na guia Geral, o campo Descrição traduzida deverá estar preenchido com as informações que serão usadas para criar a descrição automática do novo produto. Criar uma sintaxe para o preenchimento automático da descrição dos produtos, utilizando a variável DESCRICAO_TRADUZIDA, que foi criada para auxiliar neste recurso.


Entradas Criação do template do produto Em Produtos e Serviços\Cadastros\Assistente de Criação, selecione a opção Templates. Preencha os campos Código e Descrição do novo produto. A seguir selecione o produto base.


A seguir, preencha o campo Descrição Automática do Produto com a sintaxe criada para gerar as descrições, durante a inclusão pedido de venda. 

Por exemplo: 01.01({DESCRICAO_TRADUZIDA});01.02(/ {DESCRICAO_TRADUZIDA})


E para completar o ajuste feito no recurso, ligue o flag Valida Descrição do Produto. Este flag é responsável pela exibição de uma mensagem no final da inclusão do produto na tela de venda, onde o usuário poderá visualizar a descrição criada e também poderá alterá-la se necessário.



O próximo passo será a seleção das variações do produto. No caso do nosso exemplo, as variações serão na Placa Mãe e Memória.
 Clique no botão visualizar e selecione os produtos.




Ao clicar no botão, o sistema exibirá todos os tipos de variação disponíveis e que poderão compor o produto base. Após selecionar todos os tipos, efetive para salvar o template.