ACESSO


 VENDAS> Formação de preço > Ficha de custo


MOTIVAÇÃO

A função da ficha de custo é informar o custo detalhado, elaborar e sugerir o preço de venda dos produtos de acordo com as informações de consumo da ficha técnica. Ao elaborar uma ficha de custo a partir da ficha técnica do produto, o sistema irá verificar quais as matérias-primas empregadas no processo, a quantidade respectiva, o valor dos serviços externos, o custo hora, o valor informado no campo Custo do cadastro de matéria-prima e o valor informado no campo Custo Fixo do cadastro de produto acabado para calcular o preços de venda do item produzido.

PARÂMETROS

1 Cadastrar ficha técnica para o produto cujo custo será calculado;


2 Preencher o campo Custo, no cadastro de matérias-primas;


3 Preencher o campo Custo Fixo, no cadastro do produto acabado;


4 Cadastrar uma tabela de preços de custo;


5 Cadastrar uma tabela de preço de venda.


ENTRADAS


Na tela de inclusão de ficha de custo, no campo Tipo, selecione a opção Ficha de um produto acabado. A seguir selecione o produto para o qual o custo será calculado e a ficha técnica que será utilizada. Clique no botão Carrega Dados da Ficha Técnica, para que o sistema preencha a tela com as matérias-primas que serão usadas na produção.

VALIDAÇÕES

O campo Custo Total deverá ser preenchido com o valor do cálculo.


SAÍDA - Análise de Markup e Preço de venda


Após obter o custo do produto, o usuário poderá aplicar sobre ele outros valores que irão influenciar na formação do preço de venda.


Preço de venda sugerido pelo sistema

O sistema transportará o custo total para o campo Preços de Venda Atual. Nas linhas acima do preço de venda sugerido, digite os demais valores que devem ser considerados para a composição do preço. O usuário poderá incluir quantos elementos julgar necessário, o sistema incluirá no cálculo. Inicialmente, o sistema disponibilizará apenas uma coluna de markup, mas o usuário poderá incluir outras se forem necessárias e criar, dessa forma, vários preços de vendas que poderão ser gravados em tabelas de preços diferentes.



Atenção! Para inserir colunas e linhas na tabela de markups utilize as teclas de direção. Para acrescentar coluna tecle a seta -> e para acrescentar linha posicione o cursor do mouse na linha anterior ao %Aplicado e tecle na seta -> duas vezes seguidas. Para excluir linhas e colunas posicione o cursor do mouse em qualquer ponto da tabela e pressione a tecla delete. Siga as orientações da mensagem exibida na tela para excluir o item desejado.



O campo (%) Aplicado é a soma do percentual de todos os elementos que compõem o preço de venda. Para chegar ao preço de venda o sistema faz o seguinte cálculo:


Preço de Venda = Custo Total                * 100 =>       23,92              *  100 => 23,92  *  100    => 46,84

                          100 – (%) Aplicado)                     (100 – 48,93)                     51,07 



Preço de venda sugerido pelo usuário

Se o usuário não quiser utilizar o preço sugerido pelo sistema, poderá informar outro preço de venda no campo Preço de Venda Atual e o sistema fará o ajuste dos percentuais da coluna Itens. Digite o preço de venda a ser praticado e na coluna Selecionar marque o item no qual o sistema deverá fazer o ajuste.

AtualizarEste link recupera as informações da última ficha de custo gravada. Imagine que foram carregados os dados de uma ficha técnica alterada e o usuário decidiu não gravar o custo resultante desta alteração. Basta clicar em Atualizar e o sistema trará à tela as informações da última ficha gravada.


Gravar Ficha 

Para salvar os cálculos da ficha de custo, clique em Gravar Ficha. O sistema emitirá uma mensagem informando que os dados foram gravados com sucesso. Após gravar a ficha o link Atualizar não poderá mais trazer as informações da última ficha.


Imprimir 

Imprime o Relatório 143, Ficha de Custo, referente à última ficha que estiver gravada no sistema. Este recurso funciona tanto para itens cadastrados quanto para itens não cadastrados. 


Atenção! Se a ficha estiver na tela, o sistema não conseguirá imprimi-la.


Salvar Markups e Preços 

Este link será visualizado apenas depois que a ficha de custo for gravada. Os preços de vendas calculados na seção de markups podem ser salvos diretamente nas tabelas de preços de vendas, evitando um trabalho posterior de digitação. Para cadastrar os preços de venda nas tabelas, clique no link para visualizar a janela de entrada de dados, como pode ser visto na figura. Em nosso exemplo, a janela abre com quatro campos para selecionar tabelas porque na análise de markups foram gerados apenas quatro preços. Clique nos campos da janela para expandir a cortina e selecionar a tabela na qual o preço de venda será inserido. Não é obrigatório cadastrar todos os preços de venda nas tabelas. Se o usuário preferir poderá fazer o cadastro dos preços posteriormente, basta acessar a ficha de custo e selecionar o link.


 Clique em Efetivar para gravar os preços nas tabelas.


Gravar Preço de Custo do Produto Acabado


Este link também aparecerá na tela apenas depois que a ficha de custo for gravada. Sua função é copiar o custo total calculado para o cadastro do produto e para a tabela de preços de custo. No cadastro, o valor será gravado no campo Custo, da guia Classificação, e para gravar na tabela será necessário cadastrá-la previamente e não a vincular a nenhum fornecedor. Clicando no link, o sistema abrirá a tela para que seja selecionada a tabela de custo na qual o preço deverá ser cadastrado. Clique em Efetivar para salvar a informação na tabela escolhida.


Atenção! Os valores que forem gravados nas tabelas de preços não serão influenciados pelos markups.