MotivaçãoFase é um processo isolado de transformação ao qual a matéria-prima é submetida para chegar à forma de produto acabado.
Em seu processo de produção essa matéria-prima pode passar por diversas fases, como Corte, Costura, lavagem entre outras.
 As fases não precisam seguir rigorosamente a ordem na qual foram criadas. Pode haver situações em que seja necessário pular uma ou mais fases em sua produção.
Disponível nas versões: 2006-93, 2009 e M5


Operação:

1: Ir para – Produção – Cadastros- Fases
 
   Clique em:  Incluir novo Ciclo
Adicione as informações necessárias:
 O campo Código pode seguir a numeração do sistema
 O campo Descrição deve ser preenchido como o nome da fase que deseja. (Exemplo: Corte)


2: Na seção de configuração informaremos ao sistema qual função terá essa fase.
Adiante veremos a função de alguns campo e em quais situações eles deverão ser utilizados. Algumas vezes é necessário fazer uma combinação dos campos para atingir um determinado resultado.


Baixa Estoque 

Quando este campo estiver marcado em uma fase, o sistema fará a baixa no estoque de matérias-primas, de acordo com o que foi especificado na ficha técnica. Por exemplo, vamos supor que na ficha técnica de um produto foi determinado que na fase de corte será utilizado um determinado tecido, ao passar por essa fase o sistema fará automaticamente a baixa dessas matérias-primas

ATENÇÃO! Este recurso somente terá efeito se na ficha técnica forem informadas as matérias-primas utilizadas na fase.

 

Mantém mesmo lote MP 

Algumas empresas controlam seus estoques de matéria-prima e produto acabado por lotes (peças). Este campo fará com que o mesmo número de lote da matéria-prima seja assumido para a peça que for produzida com ela. Por exemplo, se houver no estoque de matéria-prima três lotes de tecido branco: 1,2 e 3, é possível informar exatamente qual lote foi utilizado para cortar um determinado risco e adotar a mesma numeração para o produto acabado.

 Controla perdas e defeitos

 Este campo informa ao sistema se houve perdas ou defeitos na fase. Estas duas situações recebem tratamentos diferentes por parte do sistema. As peças consideradas perdidas, ou seja, aquelas que não podem ser aproveitadas, não entrarão no estoque de produtos acabados. As peças defeituosas poderão ser lançadas em um estoque separado, se o usuário preferir. O defeito deverá incidir diretamente sobre peça, por exemplo, manchas de óleo na fase de costura. Seria interessante marcar este campo em todas as fases do ciclo.

Controla tipo de defeito 

Se a empresa decidir controlar as perdas e os defeitos, este campo informará ao sistema qual o defeito apresentado nas peças. Para utilizar este recurso será necessário cadastrar os itens Qualidade, Defeito e Tipo de Defeito.

Acessa oficina 

Este campo é utilizado quando o trabalho é terceirizado, ou seja, feito fora da empresa. Por exemplo, algumas confecções mandam fazer corte, costura, tintura, estamparia, bordado etc fora da empresa e nestes casos o campo deverá ser marcado na fase correspondente. Durante o andamento, o sistema abrirá um campo para que seja informada a oficina responsável pelo trabalho. Quando este campo estiver marcado, o sistema poderá gerar automaticamente um título a pagar em favor do prestador de serviço

Para que este recurso possa ser utilizado, as oficinas deverão estar incluídas no cadastro de fornecedores e ter o campo Oficina selecionado.

Lança Enfesto 

Para utilizar esta opção, obrigatoriamente, a primeira fase do ciclo produtivo deverá ser o corte, pois é nesta fase que o enfesto é lançado. Este recurso deverá ser utilizado apenas por empresas que fazem riscos na proporção. Pois é nesta tela que serão informadas a quantidade de peças riscadas e folhas enfestadas.

ATENÇÃO! Empresas que geram produção com quantidades sem proporção nunca devem utilizar este recurso.


Altera grade 

Altera a grade de estampas e de cores no meio do processo produtivo. Digamos que as peças tenham sido cortadas no tecido de cor cru e em seguida foram enviadas à tinturaria. Nesta fase o sistema permitirá a alteração das cores ou estampas das peças.


Fase Inicial

Determina que a fase que estiver com este campo marcado será o início do ciclo de produção.
ATENÇÃO! Deve haver somente uma fase inicial no processo de produção.


Fase final

Determina que a fase que estiver com este campo marcado o final do ciclo de produção. Na fase final os produto será enviado ao estoque.

ATENÇÃO! Deve haver somente uma fase final para cada ciclo de produção.


Observe que ao lado dos campos existe um ponto de interrogação na cor azul, passando o mouse encima dela, você consegue identificar qual a função do campo..

Após feito todas as configurações clique em Efetivar para gravar as informações.