Este procedimento tem como objetivo, sanar as dúvidas de clientes ao realizarem devolução de uma filial "EPP SIMPLES" para fornecedor RPA (Empresa Normal).


Passo-a-Passo


Utilizar um evento de devolução que esteja parametrizado como "Saída" "Devolução".


No evento selecione o fornecedor e a nota que está sendo devolvida no campo Nota Ref. (OBS: para que a nota seja visualizada neste campo deve ter sido realizado a entrada da nota fiscal no sistema).


Selecione a nota e na próxima tela os produtos que serão devolvidos.


Após isto selecione uma CFOP de devolução.

No cadastro da CFOP selecionada deve estar cadastrado a CST de Simples Nacional como "900 - Outros" e desmarcado o flag "Não debita/Não credita", conforme print's abaixo.


OBS: Caso não realize a devolução utilizando nota ref. é necessário forçar a alíquota a ser utilizada para que o sistema calcule corretamente o valor de ICMS.


Informe a quantidade e o preço dos produtos que irão retornar ao fornecedor e clique em efetivar.


Na tela de Efetivação da NF-e existe o campo "Chave NF-e" que deve ser utilizado para informar a chave da NF-e que está sendo devolvida, caso o cliente não utilize o evento para acessar Nota Ref.

Caso o cliente utilize Nota Ref a chave deve ser digitada na entrada da NF-e, não sendo necessário o preenchimento deste campo.



Efetive a movimentação para que seja emitida a nota.


OBS: Caso a nota contenha valores de IPI e ICMS-ST devem ser retornados no campo "outras despesas acessórias" da nota fiscal e descritos nos dados adicionais, conforme DANFE abaixo.