Ficha técnica é a reunião de todos os componentes necessários para a produção de uma peça.

Acesso

Ir Para\Produção\Cadastros\Ficha Técnica\ Incluir


Parâmetros 

 Produto Acabado cadastrado;

 Matéria-Prima cadastrada;

 Ciclo cadastrado;

 Fases cadastradas.


Guia Geral

1. Informar a descrição da ficha técnica. Uma sugestão é utilizar o código e o nome do produto para o qual a ficha está sendo criada, dessa forma será mais fácil identificar a ficha de um determinado produto. Por exemplo: 

"001_Calça Social";

Os campos de status Aprovado e Atual serão utilizados, respectivamente, para informar que a peça está pronta para a produção e que esta é a ficha que irá acompanhar o produto durante o processo produtivo. Nunca poderá haver mais que uma ficha técnica com status Atual. 

2. Selecionar no Tipo da Ficha a opção adequada ao item que será produzido. A ficha técnica pode ser elaborada tanto para um produto acabado quanto para a produção de matéria-prima. Por exemplo, se a empresa produzir o fio para produzir seu próprio tecido e depois produzir as peças, será necessário criar uma ficha técnica para o fio, outra para o tecido e uma terceira para o produto acabado que será produzido. 

3. Selecionar no campo Produto, o código do produto que será produzido;

4. Selecionar no campo Tipo Produto, a composição para qual a ficha está sendo preparada. Por exemplo, a calça  social será composta por tecido, que é matéria-prima, portanto nesse caso a opção selecionada será Ficha Composta de Produtos Acabados. Este recurso pode ser utilizado para fazer a baixa de estoque pela ficha técnica.


Guia Consumos 

Nesta tela serão detalhados todos os componentes utilizados na produção da peça como: tecidos, fios, aviamentos e  produtos químicos, especificando as cores, medidas, quantidades e a fase na qual serão empregados. Na coluna Processo é feito o detalhamento de cada fase informando a ordem na qual as ações devem ser executadas, a medida exata dos componentes químicos, o tempo utilizado em cada ação e qualquer outra informação que seja imprescindível para chegar ao resultado desejado. As informações que preenchem os campos desta coluna são originadas na seção Operações, da guia Alocação dos Recursos e Operações. 

Existem duas formas de preencher a Tabela de Consumos. A primeira é preencher campo a campo:


5. Selecionar a fase. Clique na seta localizada ao lado direito de cada coluna Fase.

6. Selecionar a matéria-prima que será empregada na fase. Ao final da coluna clique no símbolo reticência (...).

Aparecerá a tela Millennium, clique na lupa, em seguida em Visualizar e selecione a matéria-prima. Para inserir a

outra linha tecle Tab do teclado e repita o processo de seleção da fase e da matéria-prima.


A segunda é utilizar a janela de atalho.



Do lado esquerdo superior da tela, clique no símbolo do asterisco (*), para que a tela Componente apareça.  Selecione a Fase através da seta e o produto pela lupa. Observe que no quadro ao lado são mostradas as características do componente para que o usuário selecione seus detalhes. Ou seja, informações sobre estampa, tamanho, cor e tipo de consumo.


*Este é o ponto mais importante da ficha técnica! A partir destas especificações serão feitas: baixas no estoque, geração  de necessidade de compra e geração de pedidos de compra.*


Os lançamentos feitos de forma incorreta irão gerar informações imprecisas para o departamento de compras. Note as duas opções do campo Tipo de Consumo, localizado no lado direito inferior da tela. A quantidade é utilizada para produtos acabados e o percentual é para produção de tecidos, por exemplo, 70% de fio de algodão e 30% de fio de poliéster.



Selecione algum componente para visualizar os detalhes de seu cadastro. Os campos em azul representam o  produto acabado e suas características. Os campos em branco representam o componente que será empregado na produção.


7. Informar a quantidade na grade de tamanhos que serão utilizadas em cada tamanho de peça. Este procedimento  é necessário para que o sistema saiba onde o estoque deve ser baixado e sendo assim nenhum campo poderá ficar em branco. 


Utilize o recurso de preenchimento rápido para agilizar o trabalho de digitação. Preencha um dos campos com a quantidade a ser empregada e clique sobre o campo com o botão direito do mouse. Será exibido um pequeno menu das opções: preencher toda a linha, toda a coluna ou toda a grade. Clique sobre a opção desejada e observe que o sistema preencheu os demais campos com a mesma quantidade.


Opções da Operação

Fotos

Permite inserir na ficha técnica figuras ou fotos das peças que serão produzidas. Clique no link Foto, em seguida  Inclui/Altera Foto. 

Dê um clique duplo sobre o campo Foto para visualizar a janela de busca e selecione o arquivo com a foto que deve ser inserida na ficha. Clique em Abrir para copiar o desenho no Millennium Business. 

Para inserir mais que uma foto, clique no botão Inserir ( * ) e repita o processo para todas as fotos que desejar  incluir. 

Se for necessário, utilize os campos Descrição para identificar as fotos e o campo Ordem para definir a seqüência que as fotos devem ser apresentadas. 


*Para utilizar este recurso não será necessário manter um arquivo com as fotos ou figuras das peças. O Millennium Business copia os arquivos de desenho para um banco de dados interno e a partir de lá, imprime na ficha técnica.*


8. Efetive

Medidas 

Informar quais as dimensões que a peça pronta deverá apresentar. Estas informações acompanharão a ficha técnica

para que a piloteira faça a conferência das medidas quando finalizar o trabalho. Os campos de medidas, nesta tela,

são apenas informativos e não terão qualquer influência no andamento da produção. Clicar no símbolo * (asterisco)

para inserir a linha e informe o nome da parte e em seguida preencha as medidas na grade.



Partes

Utilizado quando é necessário desmembrar o produto e enviar para fases diferentes ao mesmo tempo. Por exemplo, o conjunto de moletom feminino foi dividido em duas partes: a calça e a blusa. Dessa forma, as partes poderão seguir separadamente no andamento da produção. As partes cadastradas aqui são as mesmas já comentadas na Tabela de Serviços. 

Para desmembrar o produto em partes, clique no botão Inserir ( * ). O sistema trará o campo Parte1, digite o nome da parte que será separada, conforme nosso exemplo, Calça. A seguir na coluna Fases em que é utilizada (nenhuma para todas), clique na seta e selecione a primeira fase do ciclo, dê um TAB para que o sistema inclua a próxima linha e selecione a segunda fase, repita o mesmo processo até que todas as fases do ciclo sejam vinculadas em todas as partes informadas.




Andamento com Unificação de Partes Durante o Andamento


No cadastro de Fichas Técnica é preciso definir quais são as partes do produto, porém deve ser utilizada hierarquia, onde as partes menores serão unificadas com as partes maiores, por exemplo: uma camiseta será dividida nas seguintes partes FRENTE, COSTA e MANGAS, isto porque estas partes passarão por processos produtivos diferentes, então é preciso criar uma parte acima destas partes menores. 


* É obrigatória a inclusão de todas as fases para cada parte informada, para que o sistema permita realizar o andamento  da produção normalmente até o final. Caso contrário, o sistema não permitirá o andamento da ordem de produção em todas as fases. 


* Recomendamos que este recurso seja utilizado com cautela porque a divisão da peça em partes poderá dar a impressão que em alguns relatórios as quantidades foram multiplicadas. No exemplo da calça jeans, ao analisar alguns relatórios o usuário terá a impressão que as quantidades foram duplicadas porque a peça foi dividida em duas partes.


Validações

A ficha técnica cadastrada será listada na tela de consulta da ficha técnica. E estará disponível para inclusão da pré-fase.