Configuração de Negociações Financeira


Este recurso permite manter um histórico das negociações realizadas com clientes, referentes aos títulos devidos para a empresa. Aqui podem ser registrados os telefones e as cartas enviadas com novos valores e vencimentos acordados entre ambos. Este recurso pode trabalhar em conjunto com o Controle de cobrança, porém um não depende do outro.


Caminho:

- Ir Para\Financeiro\A Receber\Negociações


Parâmetros:

1 Cadastro do Controle de cobrança;

2 Cadastro das mensagens de cobrança;

3 Configurar o tipo de pagamento marcando o campo Grava Controle de Cobrança;

4 Configurar a condição de pagamento selecionando o tipo de pagamento configurado para grava o controle de cobrança;

5 Inclusão do título.


Entradas:

Entre em Financeiro, na pasta A receber, selecione a opção Negociações e clique em Incluir.


Na tela de filtragem, preencha o campo com o código do cliente para o qual a negociação será feita. A seguir, dê um clique no botão Buscar Título para abrir a tela de seleção. Preencha os campos da tela para visualizar todos os títulos em aberto referentes ao cliente selecionado e marque os títulos que serão negociados, como vemos na figura a seguir.



Clique em Selecionar para incluir os títulos na tela de negociação. Nesta tela serão informados os novos prazos e valores para os títulos. Dê um clique no botão Inserir, na segunda seção da tela e digite as novas informações. No exemplo da figura abaixo, será feita uma negociação para estabelecer um novo prazo para o pagamento das parcelas. A partir da data base e do percentual de juros informado, o sistema recalculará o prazo e os valores das parcelas. Assim que as novas informações forem digitadas na seção de negociação, automaticamente serão lançadas na seção Acerto, logo abaixo.




Negociações:

Veja na figura acima que os títulos com vencimento para 27/10 tiveram seus vencimentos alterados para 11/11 1e seus valores foram corrigidos de acordo com a taxa de juros de 4% informada.


Clique em Efetivar para gravar as novas informações sobre os títulos. Na tela de busca é possível visualizar as negociações que foram cadastradas para todos os títulos, clique procurar depois alterar e clique no botão Gerar Substituição aparecera uma mensagem clique em Sim.


Os títulos negociados podem ser baixados e substituídos por títulos com os novos vencimentos e novos valores. Faça uma busca, selecione a negociação feita e clique em Alterar. Para substituir os títulos negociados, clique no link Gerar Substituição e preencha os campos da tela. Alguns campos da tela de substituição são obrigatórios, sem os quais o sistema não permitirá a substituição. Para baixar os títulos na data corrente, deixe desmarcado o campo Data da Baixa igual a de Vencimento. Clique OK para efetivar a substituição dos títulos. Após a substituição dos títulos não será permitida nenhuma alteração na negociação.

 



 

 

 

Faça uma consulta em títulos a receber para visualizar os títulos substitutos e os títulos substituídos. Lembre-se de marcar nos campos de filtro as opções Efetuado e Substituídos porque é assim que os títulos antigos serão considerados a partir da efetivação da substituição. Incluir Telefonema Para incluir o registro de um telefonema no cadastro do título entre em FINANCEIRO, escolha a opção Negociações e selecione a guia Lista Telefonemas. Preencha os campos para filtro e clique em Procurar. O sistema exibirá os títulos que estiverem dentro das características selecionadas e de acordo com o prazo estabelecido no cadastro de controle de cobrança. Na figura abaixo, vemos o resultado de uma busca para títulos emitidos entre 27/09 e 27/10 e que estão dentro do prazo para receber o primeiro telefonema de contato.





Dê um clique na opção Gravar Telefonema para abrir tela de observações. Preencha o campo Descrição e clique em Efetivar. Na figura, vemos um exemplo de inclusão de telefonema.





Validação:


Os telefonemas também serão visualizados na tabela de controle de cobrança, do cadastro de títulos a receber. No exemplo da tabela abaixo vemos o registro do envio da primeira e segunda carta e o primeiro telefonema.


Saída

Impressão das cartas de cobrança.